Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
Contramão (Marcelo Biar)


Dia 8 de outubro_ Em frente

          Enfim, o dia 8 de outubro de 2012. Parece que sou um dos poucos animados por esse dia ter chegado. Hoje é segunda feira. Dia de começar as coisas. E não é uma segunda feira comum. É segunda pós eleitoral. Ou seja, não é o fim é o início. Se alguém havia depositado suas esperanças num salvador da pátria e, com sua vitória, esperava voltar ao seu leito de coma cidadã, deixando-o com a tarefa de melhorar o mundo, desculpe informar, mas esse alguém já havia sido derrotado faz tempo.   

          Muito se falou nessa campanha que a militância voltou as ruas. Se voltou/voltamos, é que não estávamos lá. Isso tem um preço. Os nossos adversários não param de trabalhar. Não podemos parar também. A política é o resultado de nosso cotidiano. Ela é justa. Se nos omitirmos pagaremos caro. Para quem andou em coma cidadã, 28% ta excelente. É um ótimo começo, e não um fim.   

          Lá fora tem uma cidade sitiada. Boa parte de sua população é escoltada por forças policias e/ou milicianas, tendo seus direitos básicos seqüestrados. Uma cidade que, enquanto seus moradores historicamente excluídos são periferizados física e politicamente, uma elite ligada a especulação imobiliária prepara o loteamento municipal. Uma cidade onde morrer sem atendimento médico é normal. Onde o povo constrói espetáculos olímpicos dos quais jamais participará. E a grande questão é que essa cidade, hoje, dia 8 de outubro, seria a mesma se o Freixo tivesse sido eleito. Sim, creio em sua não conivência com tal quadro. Creio que se empenharia em mudar. Mas sem a participação de todos, no exercício humano, cotidiano e digno da política, essa mudança seria impossível. Assim sendo, nada mudou. Hoje, mais uma vez, é dia 8 de outubro. Dia de fazer política. O que estamos esperando para tomar o poder? Ou vocês crêem realmente, que o poder existe apenas nos governantes?

 



Escrito por Marcelo Biar às 10h25
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]