Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
Contramão (Marcelo Biar)


Salve Jorge (Salve?)

          E eu que pensei já ter visto tudo em termos de cinema/TV. Já cansei de ver filmes de roteiro linear (início, meio e fim), filmes que são contados de trás para frente. Outros indo e voltando. Mas dessa vez a GLOBO mostrou que sempre inova. No dia 28/11/2010 lançou um capítulo que só vai ter seqüência hoje (22/11/2012). Na primeira data, o capítulo especial, que durou um dia e repercutiu por semanas, mostrou a ocupação do Complexo do Alemão. Foi uma coisa meio Batalha de Argel. Uma ficção com ar de documentário. Parecia real. Um filme de cruzada onde os infiéis são derrotados e o bem vence o mal. Ou quem sabe o Rambo, libertando grupos inteiros oprimidos. Sim, foi um pouco clichê aquela cena em que os soldados vitoriosos fincaram a bandeira nacional no topo do território inimigo. Verdade, mas um clichê conveniente. Ficava afirmado, ali, que aquela prática até então vigente, nada tinha a ver com o Estado brasileiro/fluminense. Pelo contrário, eram eles os salvadores.

          Hoje, dois anos depois, começa a novela SALVE JORGE. O protagonista, um membro da cavalaria da PM, de nome Jorge e discípulo do “santo guerreiro”, depois de matar os dragões, responsável pela paz, se apaixona pela mocinha pobre e liberta. Ah... meu herói. Cinderela?

          E assim a Rede Globo vai escrevendo a História do Brasil. E nós, bestializados, seguimos assistindo. Seguimos? Talvez! Quanto investimento nessa política que só pode ser chamada de “de segurança” se resgatarmos o mito das classes perigosas. Quem está sendo protegido pela UPP? Grandes especuladores? Emissoras de TV que investem alto em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas?

          Sinceramente, acho que essa sim, é a Avenida Brasil!

 

LADO B→ Hoje essa coluna resgata a ÓPERA DO MALANDRO, com a música O MALANDRO, de Chico Buarque. Um belo exemplo de inversão de culpabilidade!

http://www.youtube.com/watch?v=bbvEHpKWtjk



Escrito por Marcelo Biar às 10h23
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]