Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
Contramão (Marcelo Biar)


De óculos na sauna

          Você entra na sauna de óculos e pouco a pouco sua visão embaça. Na verdade não é sua visão ou sua capacidade de ver. É apenas o óculos. O mesmo se dá quando olhamos o Brasil/mundo por lentes comprometidas. Se, na preguiça do exercício saudável de entender o mundo e emprestar a ele nossa leitura, cedemos a olhares outros, podemos também ver um mundo embaçado. Vejam bem o que as lentes das organizações Globo nos oferecem:

 

          O Poder Judiciário está trazendo a justiça ao Brasil ao condenar os réu do “Caso Mensalão”.  

 

PASSANDO FLANELA NA LENTE:

_O Poder Judiciário é o único que atua sem que ninguém o fiscalize, contrariando o princípio democrático da divisão dos poderes.

_ O STF, promovido a herói (ou vingador da nação) colocou esse processo na frente de outros, inclusive de origem semelhante, mas com réus do PSDB e DEM, e em plena época eleitoral.

_ A imprensa noticia o caso se referindo aos réus como culpados, desde antes do início do processo e, os ministros do STF que questionam as decisões do Joaquim Barboza são vítimas de deboches da imprensa e do povo “esclarecido” nas redes sociais.

 

          O PT saiu derrotado das eleições!

 

PASSANDO A FLANELA NA LENTE:

 _ O PT ganhou um número grande de prefeituras, inclusive em São Paulo, núcleo conservador do Brasil, reduto do PSDB.

_ O crescimento do PSB e PCdoB, apontados como futuros adversários do PT, é o crescimento das bases aliadas do PT.

 

          Não existem mais partidos políticos no Brasil!

 

PASSANDO A FLANELA NA LENTE:

 _ Não há dúvida de que a política está se reconfigurando. Desde a década de 1990 os antigos e tradicionais quadros do cenário político brasileiro vem sendo substituídos por novos sujeitos. Lula e Collor fazendo o segundo turno em 1989 já demonstravam essa tendência. Assim, uma reestruturação no quadro ideológico/partidário também há que ser feita. A direita busca sua identidade e projeto (parte dela saiu do PMDB e lançou o PSDB, saiu do PDS, fez o PFL, que virou DEM e fragmentou para PSD). A esquerda por sua vez se redesenhou em um outro PT, que com os antigos criou o PSOL, e reconstrói o PCB... Enfim, um novo quadro se avizinha. Mas a máxima do fim dos partidos só interessa a quem não quer o debate ideológico.

 

          Joaquim Barboza, herói nacional!

 

PASSANDO A FLANELA NA LENTE

 _ Tem sido enaltecida a atuação do Ministro do STF Joaquim Barboza. Eufóricos e órfãos de pais, crêem e fazem coro com o Globo e a Veja, mostrando que tal ministro é a redenção brasileira. Vinda de baixo.. de um negro... Só para lembrar, sem me referir novamente, como acima, que esse caso do mensalão passou, casuisticamente, a frente de outros, o STF já existia antes. Tem sido ele quem julga todos os demais casos. Foi ele quem aprovou a Lei da Algema que proibia que a polícia algemasse preso que não oferecesse perigo, logo após a prisão de Daniel Dantas. A partir daí nenhum membro da elite foi algemado, enquanto pretos pobres continuaram a ser expostos para a mídia. Foi também o STF quem permitiu que a situação dos índios Guarani-Kaiowá chegasse a onde chegou. Pois é, verdugo nunca é da elite mesmo. 

          Saindo da sauna aviso, NÃO, eu não sou petista. Mas o Brasil não é para iniciantes, como diria Tom Jobim. Por que fazemos de cada momento o último? O último pênalti da disputa da final da copa. Calma gente, esse jogo ta sempre no meio. Vamos tirar os óculos para jogar o nosso jogo!

 



Escrito por Marcelo Biar às 10h47
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]